Páginas

Rio Branco




O surgimento ocorreu em 13 de outubro de 1913, através dos fundadores Anibal José de Lima, Raul da Costa Pinto, Euclides de Oliveira, Manoel Victor da Costa, Antonio Gomes de Miranda, José de Oliveira, Antonio Ferrer da Rosa e Jarbas Nery Chichorro.


Fundação: 13 Outubro 1913
Endereço: Avenida Coronel Elísio Pereira s/n Bairro Estradinha
CEP 83206-000 Paranaguá/PR Tel. (41) 3422-1378






Estádio:Complexo Esportivo Fernando Charbub Farah-Gigante do Itiberê-capacidade 20 mil pessoas.






Nelson Medrado Dias(Estradinha) capacidade para 6 mil pessoas.




Uniforme: Camisa vermelha, calção vermelho e meias vermelhas


Apelido: Leão da Estradinha

Mascote: Leão






Torcida :Torcida uniformizada camisa vermelha e branca (TUCVB)



Títulos: Campeão do Interior Paranaense 1948 e 1955



Hino do Rio Branco

Leão da Estradinha
Meu querido esquadrão
Leão da Estradinha
Serás eterno em meu coração

Torcer por suas cores é sensacional
Rio Branco querido não existe outro igual
A bandeira alvi-rubra, a mais linda que há
Orgulho maior de Paranaguá




Primeira partida

A primeira partida do Rio Branco aconteceu no dia 23 de Novembro de 1913, e foi realizada no ground do Campo Grande (Praça Pires Pardinho), contra a equipe do Brasil Futebol Clube, de Paranaguá. A partida terminou com a vitória do Brasil Futebol Clube por 1 x 0. A equipe titular do Rio Branco atuou com Colombino, Mathias e Nagib; Eugênio, Itaborahi e Raul; Rocha, Romeu, Cezário, Braga e Flota.

Primeiro campeonato oficial

Quando os desportistas paranaenses da capital do estado, resolveram fundar uma Liga Esportiva, para comandar os destinos do futebol e realizar um Campeonato Oficial, convidaram as equipes de Ponta Grossa e do Litoral. O Rio Branco Sport Club se fez presente na reunião realizada no dia 12 de fevereiro de 1915, na sede do Jockey Club, em Curitiba, e foi incluído entre aqueles que faziam parte da divisão de honra do esporte bretão, participando junto com Coritiba, Internacional, América Futebol Clube, Paraná Sport Club e Paranaguá Sport Club, do primeiro Campeonato Oficial realizado no Estado do Paraná.


Campeão do Interior

No ano de1948, o Rio Branco, então campeão da Liga de Futebol do Litoral do Paraná, também tornou-se Campeão do Interior. As disputas foram contra o Operario de Ponta Grossa. Após dois empates, o Rio Branco venceu a terceira partida por 3X2, conquistando o título. A equipe campeã era composta por: Duia, Chiquinho e Jaci Maciel; Odemar, Tião e Chico Preto;Julinho, Antoninho, Guito, Chico Porco e Jaci.

Como campeão da Liga Regional de Futebol de Paranaguá, em 1954, o Rio Branco adquiriu o direito de disputar o II Torneio do Interior – competição entre os campeões das ligas interioranas. Após vencer o Internacional, de Campo Largo e o Ferroviário, de União da Vitória, o Rio Branco qualificou-se para a disputa da finalíssima contra o Guarani, de Arapoti. No primeiro jogo, lá em Arapoti, o Rio Branco sagrou-se vencedor por 3x1. Os Gols foram marcados por Celso, Nico e Zangado. A segunda partida foi realizada em Paranaguá, no dia 1 de Maio. O alvirrubro impôs uma sonora goleada no Guarani de Arapoti: 8x0 foi o placar. Celso Marques e Zangado marcaram quatro gols cada. A equipe campeã: Abrão, Dicézar, Salvito, Tiziu, Tinoco, Daltro, Badalo, Holofote, Villanueva, Zangado, Celso, Nico, Tucano, Ademar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário