O surfe é um esporte que exige um condicionamento físico excelente por parte do atleta. Isso envolve não somente força muscular, mas também apneia, coordenação motora e qualidade nas remadas. Para quem está aprendendo a surfar, é importante já começar com algumas dicas em mente. Pensando nisso, preparamos essa matéria para lhe ajudar a aproveitar o melhor que as ondas oferecem em cada sessão.
Para conseguir evoluir dentro d’água, é preciso praticar fora dela. Isso pode até te soar estranho, mas realizar exercícios funcionais é de grande importância para aprimorar a técnica. Exercícios que foquem na região do core, por exemplo, permitem que o surfista desenvolva domínio de seu centro de gravidade, além de aumentar o equilíbrio. Sem contar que, com os músculos mais tonificados, as manobras serão mais bem executadas. É bom lembrar que você deve respeitar seus limites!
Desenvolva suas fragilidades
Treinar os pontos fortes é importante para crescer cada vez mais, mas é mais importante ainda não deixar de lado os seus pontos fracos. Procure evoluir gradativamente, treinando suas remadas, seu aéreo, seu posicionamento, ou o que quer que possa ser melhorado. Mire alto e foque no objetivo de ser o melhor, e lembre-se que o surfe é sobre superar seus próprios limites.
Treine manobras específicas com intensidade
Só há uma maneira de dominar manobras no surfe: praticando com intensidade. Sabendo disso, procure fazer séries longas e repetidas com as manobras que você deseja dominar, sempre que tiver boas ondas, pois esse é o caminho mais rápido para quem quer subir o nível nas suas sessões.
Arrisque-se em manobras novas
Além de praticar as manobras que você já conhece com intensidade, desafie-se a aprender manobras novas. Não tenha medo de errar, tomar algumas vacas só vai te fazer mais esperto, até porque, somente a prática leva ao aprimoramento.
Pratique esportes correlacionados
Praticar outros esportes pode ser uma boa pedida na busca do aperfeiçoamento no surfe. Até porque, nos dias em que o seu pico não tiver uma boa previsão de ondas, você não precisa ficar parado.
Fazer aulas de natação, por exemplo, é uma ótima maneira de treinar a apneia. Esportes que desenvolvam os músculos mais utilizados durante as sessões de surfe também são válidos, como andar de skate ou fazer corrida.
Certifique-se de que esteja aprendendo a surfar corretamente
Seu posicionamento está legal? Você tem consciência dos limites do seu corpo e dos seus movimentos? Seu sistema cardiovascular está em ordem? Está realizando exercícios fora d’água que ajudem na sua performance durante as sessões?
Quando você começa a praticar o surfe, tem que se preocupar com essas questões constantemente, por isso é imprescindível que você busque um treinador experiente e que te ajude a desenvolver suas habilidades da maneira certa desde o primeiro momento em que você está aprendendo a surfar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário