Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

HISTÓRIA DO SURF PARANAENSE !!

By Juca de Barros

No final da década de 60, a história do surf Paranaense inicia.




Os Matinhenses, Tadeu, sendo o primeiro a surfar as ondas de nosso litoral e, para os Guaratubanos, Agnello Leichsering.

Qualquer que tenha sido o pioneiro sabemos que eles foram os precursores de uma geração de esportistas que hoje conta com vários atletas de renome internacional como Peterson Rosa, Jihad Khodr e Bruna Schimitz, shapers de inigualável capacidade como o Crespo e Rubinho.


Mais precisamente, o grande movimento do esporte no Paraná começou na metade da década de 70.As competições começaram em 77 com o primeiro campeonato paranaense de surf realizado em Matinhos. Mas o campeonato que mexeu com os surfistas e público foi realizado em setembro de 1981, uma competição com quatro dias de duração, sendo dois dias em Guaratuba e dois dias em Matinhos. Para a sorte dos organizadores e atletas, foram quatro dias com altas ondas nas Direitas de Guaratuba e no Pico de Matinhos, sendo ao final coroado como campeão o Jamil.


Em janeiro de 1983 foi realizado o primeiro campeonato a nível nacional, o Torneio Aeroperu de Surf, na praia Brava de Matinhos e o campeão foi Cisco Araña de Santos. A segunda edição do Torneio Aeroperu de Surf foi realizada em setembro do mesmo ano e recebeu o maior contingente de surfistas de todo o Brasil, sendo declarado campeão o carioca Rodolfo Lima, após uma bateria histórica no Pico de Matinhos contra o local Jamo.


Em 1984 a Praia Brava de Matinhos recebeu o primeira edição do Summertime Surf Sul, onde Almir Salazar venceu (levando uma passagem para o Hawaii) e Roberto Valério ficou em segundo (passagem para a Califórnia) . Já a segunda edição do Summertime Surf Sul, em janeiro de 1985, foi a mais emblemática até hoje realizada, pois o campeão, o capixaba Nelson Ferreira, ganhou nada mais, nada menos, que uma Chevy 500 vermelha zero kilometro! Neste evento o catarinense Bilo ficou na segunda colocação. Muitas competições importantes vieram depois e culminaram com a revelação de muitos talentos do surf paranaense, destaques para Cico Braga (in memorian), Natalie Martins, André Portugal, Leandro Grilo Breda, Alessandro Schimitz, Vitor Valentin e Peterson Crisanto.



Destaques também para o bodyboard paranaense, onde tivemos um campeão mundial no Hawaii, Claúdio Marques, e as precursoras do esporte Márcia Camargo e Vanessa Rodaki, e a musa Lorraine Lima. No longboard, o grande destaque foi, sem dúvidas, Marcos Kammers, penta campeão paranaense e campeão Panamericano.





Um comentário:

  1. Aqueles campeonatos que o Juca de Barros realizou até hoje foram os maiores e principalmente, divulgou e difundiu o surf paranaense em ambito nacional. Jorge Biorgue

    ResponderExcluir